segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Nossa #SIMPLEXIDADE do mês: LUIS KIARI

Nascido em 15 de julho de1982, em Campina Grande - interior da Paraíba, terra onde a arte esta no sangue e a cultura vem de berço, como diz em uma de suas composições, Luis Kiari, cresceu ouvindo grandes músicos de sua terra, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos entre outros; a Bossa Nova, o Samba e a música sacra, também fizeram parte de sua cartilha musical desde a infância. A história deste artista começou aos dez anos de idade, quando ganhou um violão de seu tio e, desde então, despertou seu interesse pela música. Ao longo dos anos foi aperfeiçoando sua técnica vocal e instrumental, sempre de maneira autodidata. Passou por diversas bandas onde morava, hora como violonista, hora como cantor, mas foi na igreja, ao lado de músicos experientes, que encontrou a grande escola que lhe fez abrir os olhos para o mundo musical. Aos 19 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, para estudar e dedicar-se a carreira musical.

.... perguntamos a ele:

# Por que a música?
"A pergunta é ao contrário... Por que eu? rs Acho que quando algo é muito maior que a gente, ainda mais se tratando de algo sagrado, como é a arte, não somos nós quem escolhemos, ele nos escolhe!"

# Boa parte de seus textos e músicas falam de sentimentos, de vivência, de como cuidar dos sentimentos que se tem. De onde vem a inspiração?
"A inspiração vem da transpiração e do sentir. Acredito muito na inspiração por transpiração. Leio bastante, romance, conto, poesia, filosofia, e isso acaba se refletindo no meu modo de ver, escrever e sentir as coisas. Não espero a inspiração bater na minha porta. Às vezes passo muito tempo com a tela do computador, ou uma folha de papel em branco, na minha frente, por que acredito que até o branco, vai me dizer algo, me dar o fio pra bordar o pano. Não faço nada só pela razão, nem só pelo sentimento. Uso da razão, pra se ter 'o sentido' , e uso do sentimento, pra se ter ' a razão' ".

# Como você vê o cenário da MPB hoje?
" Vejo o cenário com muito positivismo, não só pelo fato de termos (aí falo de um cenário não só brasileiro, mas mundial) a música 'desmonopolizada', consequentemente, a arte muito mais na mão do artista, como pela abundância de novos trabalhos , com conteúdo musical e literário. Ainda há muito pra se fazer, mas esse barco gigantesco começa a virar a proa!"

# Agora, conta pra gente o que seu trabalho reflete, hoje, de SIMPLES e COMPLEXO?
" O que ele reflete de simples e complexo, talvez seja a forma como ele convida as pessoas a sonharem comigo, num mundo cheio de realismo, certezas e sobriedades, ele oferece o lúdico."

Pra terminar o nosso 'ping-pong' ele nos deu ainda um presente:

O Salto 
É possível viver os sonhos.
A vida é sonho.
E um sonho sabido de ser
Nos dá lupa
De decifrá-lo
Em sua complexa-simplicidade.
Sejamos!
[Somos só sonho]
                                      Luis Kiari

Brigada Luis... Brigadão mesmo por estar sempre 'perto'. 
Beijo apertado no teu coração =)
Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário