quinta-feira, 20 de outubro de 2011

George Arrienti é #SIMPLEXO !

Um papo muito bacana com George Arrienti. Boa leitura =)

George "Uncle" Arrienti...
#SIMPLEXO: Quem eh George Arrienti, por George Arrienti? 
George: "Sou arquiteto, músico, autor de contos, poesias, crônicas, casado com Carmen, pai de três filhos, Marcelo, Renato e Fernando; adoro os animais (tenho a Nana, uma cachorrinha especial), o Blues, a MPB, o samba de raiz, os livros e a leitura.
Tenho 57 e aos 10 ganhei um violão.
Sinto-me bem quando posso dividir minhas vocações com as pessoas. Pra esses momentos sempre tenho já escrito uma poesia, uma música, um blues....
Acho que este é o meu lado simples; o lado complexo eu procuro administrar de forma a não envolver as pessoas e, quando isto não acontece, me incomodo demais.
A música me ajuda a pensar."

#SIMPLEXO: E me conta um pouquinho da Jazzueira..dessa mistura Blues/Jazz que deu certo.
George: "A Jazzueira é onde eu materializo minhas composições.
As canções que escrevo tomam corpo na Jazzueira. Meus parceiros, Foguinho, Nico e Maurinho, músicos de primeira ordem, são os responsáveis por parte dos arranjos e pelo ajuste fino das músicas.
A mistura do blues com o jazz é a proposta inicial e que procuramos ter como referências de estilo, mas, por força da bagagem musical de cada um de nós, acabamos por incrementar a mistura com influências da rica música brasileira.
Eu sou um sambista, “mpbbista”, “beatlemaníaco”, “bolerista”, “tanguista” e cresci durante o movimento da Jovem Guarda. Meu pai ouvia música erudita e minha mãe cantava Elizeth Cardoso, Aracy de Almeida, Noel Rosa e por aí vai.
Todas essas coisas ficaram gravadas no meu hemisfério cognitivo musical e que levo pra dentro das letras que escrevo e das harmonias que componho.
Acho que a Jazzueira entendeu isso muito bem."

#SIMPLEXO: Por que a música?
George: "Sem a música eu não viveria! Eu sempre digo que a música me escolheu; eu ganhei - e de graça - a vocação e o dom de cantar, de tocar instrumentos, de compor e de escrever poesias, letras e textos. Não posso desperdiçar essa oportunidade única.
Minha formação como arquiteto exige que eu esteja em contato com o ato de criar e a música é uma das ferramentas que utilizo durante meu trabalho.
Meu escritório fica dentro de um estúdio, com violões, guitarras, bateria, cabos, mesas, microfones, pedestais, CD’s e discos em vinil por todo o lado
Música é tudo! E sou eclético com relação aos estilos.
Tem algumas coisas que não consigo digerir, mas no geral gosto de tudo que me faz bem, sem preconceitos."

#SIMPLEXO: E Pq o Blues?
George: "O Blues é um estado de espírito. Assim, como a proposta do teu blog, o Blues é “simplexo”; simples na forma harmônica e complexo na forma de executar, pois exige que se transmita o sentimento na forma vocal de interpretar aquilo que se escreveu e de tocar o instrumento.
O blues é música negra assim como o samba e me parece que tudo que ouvimos e tocamos descende dessas duas formas musicais.
O blues nasceu baseado nos cantos negros, pois os escravos eram proibidos de batucar; o samba nasceu percussivo e rico nas harmonias e letras.

O que me encanta nos dois estilos é a autenticidade e o compromisso de contar as coisas da alma e do sentimento do ser humano.
Do blues veio o jazz e o rock; do samba veio a bossa nova – que se inspirou também no jazz que veio do blues – o pagode, samba-rock, etc.
As letras que escrevo são em português e este é um compromisso comigo mesmo. Afinal, conto histórias nas músicas que canto e, quem ouve, fala a mesma língua."

#SIMPLEXO: Boa parte dos teus textos e músicas falam de sentimentos, de vivencia, de como cuidar dos sentimentos que se tem...de pessoas que convive.. De onde vem a inspiração? Sempre de fatos e pessoas reais?
George: "Como já disse Érico Veríssimo: A inspiração vem com o vento.
Quando escrevo é porque fui motivado por um gesto, uma ação, um personagem, uma pessoa ou por uma necessidade muito forte pessoal que me provoca a mente e a alma.
Vou te dar um exemplo claro de como acontece.
Um garoto morreu durante um assalto e foi arrastado pelo carro preso no cinto de segurança. O nome dele era João Vitor. Vi a notícia num telejornal e aquilo me provocou um sentimento de incompreensão e impotência tão forte que sai da frente da TV e, em minutos, escrevi a seguinte letra que no mesmo momento musiquei e chamei de “Mantra”:

UM DIA DESSES SEI QUE VOU COMPREENDER
O QUE DIZEM AS CARTAS CIGANAS
SABEREI POR QUE CAÇAM ANJOS, QUERUBINS
ARRASTAM, MATAM, ODEIAM COM GANA
VIAJAM NAS DROGAS EM TEMPLOS ESCUROS
MATAM A FOME COM A IRA PAGÃ
DO FANATISMO QUE CEGA EM SEITAS NOTURNAS
COM CORPO E CARA DE LEVIATÃ
MANTRA, MANTRA, MANTRA
EU QUERO MANTRA...
COISAS DO AZUL
PEDAÇOS DE CÉU
ESCREVO AQUI MESMO
MEU SONHO MEU MEL
COISAS DO AZUL
PEDAÇOS DE CÉU ...

Pelo mesmo tipo de impulso fiz o blues chamado “Cínico e Canalha” que compus quando eu estava lendo a biografia de Eric Clapton. Ele contava que se considerava um velho cínico e canalha. Fechei o livro e naquele instante escrevi a seguinte história:

SOU UM VELHO CÍNICO E CANALHA
DAQUELES QUE NÃO SE PODE CONFIAR
DE DIA SOU SÉRIO E GENEROSO
DE NOITE SOU UM BÊBADO BLUESMAN
NUNCA ME ENTREGUE SEU CORAÇÃO
PORQUE SOU CAPAZ DE DETONAR
SOU UM VELHO CÍNICO E CANALHA
DAQUELES QUE NÃO SE PODE CONFIAR
MAS TENHO O CORAÇÃO AMPLIFICADO
E UM PUTA BLUES PRA TE MOSTRAR
DEPOIS QUE ESCREVI ESSE BLUES, ENFIM
O SOL DECIDIU BRILHAR PRA MIM


Gosto de escrever sobre os sentimentos do ser humano. Conto coisas sobre as paixões, o amor, as decepções e desilusões, mas também escrevo sobre coisas mais amenas, como o blues que fiz para um amigo músico. O nome do blues é VODGA PURA.

A letra é a seguinte:

BEBO VODKA NATASCHA
NA GARRAFA DE MINERAL
BEBO VODKA PRA ESQUENTAR
NO VERÃO NÃO ME FAZ MAL
ATÉ AS 10 EU ME GARANTO
NO OUTRO DIA EU NÃO FICO MAL
BEBO VODKA SALÉTE
NA GARRAFA DE MINERAL
BEBO VODKA PRA LEMBRAR
DO PASSADO QUE FOI LEGAL
ATÉ AS 10 EU ME GARANTO
MESMO ASSIM EU NÃO FICO MAL
PRECISO DE UM LITRO DE VODKA PURA
DOIS OU TRÊS CDS DE BLUES
E UMA NOITE NUM BAR PRA TE CONTAR
SOBRE AS COISAS BOAS DO MEU PASSADO "

#SIMPLEXO: Como vc vê o cenário da MPB hoje? E como vê o blues na musica popular brasileira?
George: "MPB é tudo que se faz de música deste os tempos coloniais. A apropriação da sigla como sendo um movimento musical atual ou recente pode causar alguma confusão.
Então, acho que a qualidade do que se faz atualmente não pode ser medida tomando como referência o que a mídia divulga. Aliás, de modo geral, eu acho muito ruim, com poucas exceções.
Particularmente eu procuro me atualizar através de formas alternativas de divulgação e, a internet, passou a ser uma fonte inesgotável. E posso afirmar que tem muita gente boa fazendo música de muita qualidade no Brasil e de forma independente.
Espero que a mídia desperte e valorize a musica, os músicos e as formas de arte em geral, inclusive a literatura, como ferramentas de aculturação, formando pessoas críticas que saibam ou percebam que estão sendo manipuladas somente em prol de interesses comerciais.
O blues está inserido dentro deste processo de aculturamento. A música não pode ser propriedade da gravadora, do autor, do músico ou de um país. Ou melhor: é propriedade do autor porque é um produto de sua criação, mas que se perde no momento em que o ouvinte de apropria emocionalmente daquela peça criada ou do objeto ou obra literária concebida.
No caso da música, a verdadeira música é aquela que, mesmo sendo falada num idioma desconhecido para determinado povo, consegue emocionar e tocar a alma. Isto é totalmente mágico!
O blues me dá esta oportunidade e estudo muito para saber como chegar lá.
Na música brasileira o blues vem caminhando com muito cuidado procurando ocupar seu espaço. Ainda temos que derrubar algumas barreiras e preconceitos, mas o caminho está traçado. Basta saber que o blues já tem um público muito interessado e formado por pessoas de todas as idades que lotam bares e casas noturnas para assistir aos shows.
Meu desejo é que aqui, em Novo Hamburgo, os proprietários de casas noturnas despertem para o blues, pois temos que tocar em São Leopoldo, Caxias do Sul e Porto Alegre."

#SIMPLEXO: Agora, conta pra gente o que seu trabalho reflete, hoje de SIMPLES e COMPLEXO?
George: "Como referi anteriormente, meu trabalho é simples assim com é o blues, mas complexo na hora de executar. Escrever as letras talvez seja o momento mais complexo porque tenho que sintetizar uma idéia em poucos versos. O blues não é dado às longas letras. As mensagens devem ser curtas, objetivas, robustas e vigorosas."

#SIMPLEXO
"Desejo todo o sucesso e que teu blog seja reconhecido por todos.
Um abraço
George"

E pra fechar com chave de ouro vai o convite pra todos voces seres #SIMPLEXOS que ficaram com vontade de um bom Blues depois desse papo. "ME MANDA UM BLUES!
Essa semana é Blues no #SIMPLEXO... Fique por perto =)

Até a próxima e sinta-se à vontade!

Sejam bem vindos ao Universo #SIMPLEXO!

#SIMPLEXO é tudo aquilo que consegue ser "simples e complexo" ao mesmo tempo, sem se esforçar, sem forçar a barra, simplesmente se faz assim.
Como uma canção, uma poesia, uma conversa, um simples café... Como assim um café? Bom chegaremos a esse assunto uma hora dessas.. Essa é a idéia de #SIMPLEXO.. Mostrar o simples e o complexo mesmo nas mínimas coisas.
Toda semana teremos uma #SIMPLEXIDADE escolhida a dedo, falaremos sobre seu trabalho e quem sabe teremos a honra de ter alguns por aqui..hein?
Boas surpresas, entrevistas, músicas, poesias, interpretações e muitas coisas boas que ainda nem sabemos..rsrs
Vamos aprender muito no #SIMPLEXO e contamos com todos os seres #SIMPLEXOS que estiverem afim desse bom papo =)

Temos a honra de abrir nosso Blog com um bluesman. George Arrienti é a #SIMPLEXIDADE da semana, além de nos apoiar nesse projeto #SIMPLEXO e fazer um blues de qualidade, ainda tem um baita coração e junto com sua banda Jazzueira, que mistura o melhor do blues com um bom jazz, esta promovendo um show em beneficio da LEME, uma ONG que faz um trabalho mega bacana com lesados medulares(vale a pena conhecer..pessoas incríveis e um trabalho com coração). George um cara simples que canta, escreve, compõe, cria, desenha, toca, ama, vive..quem sabe dança e sapateia..rsrs e ainda conseguiu reservar pra gente um pouco do seu tempo e compartilhar o que vamos dividir agora com voces, seres #SIMPLEXOS.