sábado, 29 de outubro de 2011

Das Lembranças !

"A fumaça das folhas e galhos queimando bem ali na frente, no jardim da casa, levou-a ao devaneio.
Sempre assim: a fumaça e logo o olhar perdido na direção do lusco-fusco procurando ver o campanário da igreja, que da varanda ela tentava entre as copas das casuarinas embaladas pelo vento.
Se primavera, a quimera se apresentaria mais intensa; se final de tarde, a fumaça se misturaria com lembranças e pitadas de nostalgia e logo às lágrimas... Boas lágrimas!
Até que escurecia.
Permaneceria ali, contemplativa, até que fosse buscada, um pouco antes da hora do jantar.
Sempre assim!
O toque delicado da irmã, no ombro dela, junto com a troca carinhosa de olhares, era o sinal que dava fim à melancolia. Logo, o sacolejar da cadeira de rodas, seu esteio desde oito anos atrás, lembraria, hoje sem mágoas, que era dependente. Nem tanto assim, sentenciava!
Sem desgostos ela seguia conduzida até a sala de jantar.
Das lembranças, só as mais belas ficaram; as más a fumaça já levara, há muito, com o vento."

George Arrienti
http://www.georgearrienti.blogspot.com/

Qualquer semelhança não é mera conhecidência!
Já tem algum tempo eu e minha irmã, Lidi Menezes, ganhamos esse texto do George e guardamos com muito carinho. Acredito que assim como a proposta do #SIMPLEXO George "nos" interpretou em palavras.. Nessas palavras que estamos dividindo com voces.
Ontem pra nossa surpresa o show da Jazzueira foi aberto com esse texto.. Quando eu percebi que se tratava de "Das Lembranças".. já estava chorando! Ficamos muito encantadas e surpresas, então decidi compartilhar e postar pra fechar nossa semana.


Não posso deixar de falar que a Jazzueira mandou muito bem, um show cheio de improvisos que pareciam ensaiados de tão bacanas. Quem não foi perdeu e quem foi não se arrependeu. E ainda tivemos um coral encantador "Vozes Juvenis de Monte Caseros" da Argentina e a regente, Paula Eberhart de Roteta,foi o destaque com a sua espontaneidade.

Mas falemos de Blues.. rsrs A Jazzueira é formada por: "Foguinho" Renato Ranzolin na bateria (que já tocou com Elis Regina), Nico Sebolt na flauta transversal e sax (professor de música e mestre nos improvisos),Mauro Sarmento no contrabaixo e vocais (que fez parte da formação original do The Darma Lovers) e "Uncle George" Arrienti na guitarra, vocal e harmônica (nossa #SIMPLEXIDADE da semana).
Um poquinho do show pra voces curtirem... http://www.youtube.com/watch?v=S8HF-ZWnehk
Parabenizamos esses caras #SIMPLEXOS pela inciativa e por fazer um MPBlues de qualidade e agradecemos pelo privilégio de poder curtir, partcipar e contribuir com essa entidade que faz um trabalho incrível ajudando pessoas. Há quem pense que a ajuda é física e financeira, mas na verdade o principal benefício é na alma, essa galera, os associados da LEME são pessoas incríveis e essa ONG acaba  se tornando um aglomerado de amigos que além de fazer fisioterapia, praticar esportes, consultar psicólogo, fazer uma massagem, tem nutricionista e outros especialistas que também se tornam amigos e trazem mais amigos.. A LEME faz um trabalho tão bacana que contagia e torna todos grandes amigos.
Quer ser amigo da LEME? Seja um voluntário ou passe lá pra um chimarrão..garanto que vai gostar!
Valew Jazzueira "ME MANDA UM BLUES"!


Chriss Menezes

Pra quem quer saber mais sobre a Jazzueira e sobre o trabalho da LEME seguem os links.
http://www.jazzueira.blogspot.com/

www.leme.org.br
também pode seguir a LEME pelo twitter @LeMe_Rs
Lembrando que Novembro é o mês de aniversário da LEME e tá cheio de eventos.
Dia 03/11 à 12/11  tem o Mega Brechó da LEME. O Brechó é aberto ao público e tem muita coisa bacana como bolsas, roupas, calçados e acessórios. E se tiver doações também serão muito bem vindas.
Rua: Saldanha Marinho, 291 Bairro: Rio Brando
Tel: 30653265 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ouvir e sentir!


É complicado falar de música sem “ouvir”, esse “conhecimento auditivo” é fundamental pra que essa conversa produza bons frutos. Então estou postando ali embaixo alguns links pra podermos falar a mesma língua. Ouçam... Sintam!

A Jazzueira é uma banda formada por amigos que gostam de boa música, ou bons músicos que são grandes amigos. Os caras fazem música de verdade, são grandes instrumentistas e pensadores. Fazem uma mistura bacana, não só do Blues ao Jazz, mas dão um passeio pela MPB, misturando harmonias, sintonias e sacudindo tudo num bom Blues Popular Brasileiro.

George Arrienti, nossa  #SIMPLEXIDADE dessa semana é um dos mentores da banda, suas letras falam de pessoas de verdade, assuntos do nosso cotidiano, do nosso dia-dia e até dele mesmo. Na minha opinião  é um grande MPBista que busca incluir o bom de velho BLUES nesse cenário MPB e com qualidade. Quando falamos em MPB a maioria das pessoas acredita que estamos nos referindo à “bossa nova” ou resumem MPB em alguns músicos e letristas e não imaginam que  MPB é um universo repleto de ritmos e estilos musicais. Temos grandes músicos que assim como George buscam mostrar que esse universo é #SIMPLEXO de mais pra ser resumido a um simples estilo. George faz um blues MPB, assim como Hike Gomez faz um tango MPB, Raul Seixas com seu rock MPB, Rita Lee, Cazuza, Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana... fazem o quê se não MPB em seus vários estilos e ritmos? Claro que existe também o lado “ruim” da nossa MPB, talvez o mais popular de todos, mas vamos combinar uma coisa? Nesse blog não falaremos sobre o que achamos ruim e sim sobre tudo o que é bom e #SIMPLEXO... Combinado?

Blues é #SIMPLEXO porque é contagiante.. Blues é #SIMPLEXO porque tem um ritmo que envolve, que fala, que seduz , que vibra.. Blues é #SIMPLEXO  porque nos permite.. Blues é #SIMPLEXO porque dele nasceram outros ritmos como Jazz e Rock’n Roll.. que bom roqueiro não curte um bom Blues hein?

Uma das propostas do #SIMPLEXO é fazer com que as pessoas não ouçam por ouvir, mas que sintam que tentem entender uma canção. Cada pessoa interpreta uma canção de uma forma, ou muitas vezes uma mesma pessoa interpreta uma mesma canção de várias formas, dependendo das circunstâncias.
Bom, o George já nos deu a honra de falar sobre a inspiração pra algumas músicas, então vou dar a minha interpretação pessoal pra duas delas.

Mantra
Pra mim soa como um desabafo, uma revolta, um pedido de paz quando ele grita “mantra” ele quer sussurrar “mantra”.. Entendo como um pedido para que as pessoas dêem atenção às coisas que realmente valem à pena. Um grito contra o ódio, morte de inocentes, um grito contra a injustiça.
Não entendeu dessa forma? Que bom, somos pessoas diferentes, que sentem diferente e pensam diferente.. Isso é muito legal, ficarei feliz se tu quiseres dividir comigo a tua forma de sentir essa música.. O que acha?
#DESAFIOSIMPLEXO.. Sinta-se desafiado =)

Cínico e Canalha
Quando ouvi essa música em um show curti ela de cara, a batida dela é de mais..mas estamos aqui pra falar de letra não é? Rsrs Bom achei muita sincera, como diria um “amigo” meu em uma canção “sincero como não se pode ser...” Um cara que se vê como um cínico, canalha e indigno de confiança e assim se alto descreve nada mais é do que um grande sincero. Talvez um alto retrato de alguém que se encontrou nessas palavras e já está te avisando “não confie em mim”, mas ele também fala que é um cara de um baita coração, que tem muita coisa pra ensinar e ainda é um cara feliz, que vê o sol se abrir ao desabafar.

Essa é por minha conta..e segue o link pra ouvirem =)
Café em Paris
Gosto bastante dessa música. É uma letra que fale de romance, o local... o tal "café em Paris" acredito ser imaginário, um local que ele gostaria de estar no sonho, fala de um sentimento bom, uma "viagem"... um sonho, talvez uma forma de falar e demonstrar o quanto esse "diamante" que ele encontrou é importante pra ele.. um carinho.. É..gosto dela.. por isso resolvi falar sobre ela mesmo que não tenha sido uma das escolhidas do George..rsrs

Bom, espero que possamos nos encontrar mais vezes por aqui! E Sintam-se desafiados =)

Aí estão os links... Bom Blues pra vocês!
Beijos #SIMPLEXOS.. Chriss =)

E uma entrevista bacana sobre a banda
http://www.youtube.com/watch?v=MptwCxRMq3w&feature=youtu.be 

E é hoje o grande dia.. ME MANDA UM BLUES!

Só pra reavivar a memória de todos.. É hoje Jazzueira em Novo Hamburgo! ME MANDA BLUES! Espero todos lá =)